Como lavar roupa em época de chuva sem deixar mau cheiro?

Quem mora sozinho, sabe. Lavar roupa em época de chuva é quase sinônimo de mau cheiro, catinga, fedor, bodum, inhaca, ou seja lá qual sinônimo preferir usar. E, pra quem mora em AP a situação é ainda mais crítica.

A alta humidade e a falta de circulação de ar deixa o tecido molhado por mais tempo, o que, aliado à ausência de um amaciante (prefira o fofo azul) ou à mal lavagem (e isso acontece muito), deixa a roupa com aquela boa e velha catinga de cachorro molhado.

E, aproveitando o dia chuvoso de hoje, atípico na nossa cidade do “sol”, vamos passar algumas dicas práticas pra lavar roupas em dia de chuva.

1- Separando as roupas: Lave apenas o necessário. Pra quê cargas d’água lavar uma montanha de roupas se não vai usar tudo de um vez? Procure separar as peças básicas, que mais precisa. Lave o mínimo possível de peças por vez. Quanto maior o número de peças juntas, mais vão demorar para secar.

2- Lavando com máquina: Se tiver máquina de lavar, melhor. De preferência, utilize um sabão perfumado. Interrompa o processo na hora do enxágue e não economize no amaciante (prefira o fofo azul). Se puder, deixe as roupas de molho no amaciante por quinze minutinhos e continue o processo de lavagem; Se as roupas estiverem muito sujas, repita o processo de lavagem até que estejam completamente limpas. Lembre-se: não há amaciante que tire o fedor de uma roupa mal lavada.

3- Lavando à mão: Se lavar à mão, siga o mesmo processo descrito. A diferença é que vai suar um tiquinho e, se for mulher, suas unhas irão para o ralo, literalmente! Não esqueça de torcer bem as peças.

4- Pendurando as roupas:
Na hora de estender, procure um lugar menos exposto à umidade e que tenha uma boa corrente de ar. Estenda as peças o máximo abertas que puder, de modo que todo o tecido fique exposto ao vento. Fique virando a peça, alternando entre os lados. Para completar o processo, vale utilizar a geladeira (atire a primeira meia suja quem nunca pendurou roupa atrás da geladeira!). Ao final, passe a roupa para que absorva calor e conserve o cheirinho do amaciante (prefira o fofo azul).

Dicas genéricas:
(para dias de chuva ou de sol)

1- Nunca, jamais, never, jamé junte roupas brancas com roupas coloridas.
2- As roupas coloridas e estampadas não devem ser deixadas de molho. Na hora de secar, se tiver a opção sol, escolha a sombra para sua roupa não desbotar.
3- Antes de estender, sacuda bem cada peça. Isso já facilita bastante na hora de passar, evitando aquele efeito “oi, acabei de sair de uma garrafa” da roupa. Em alguns casos, nem precisa passar.
4-
Não deixe roupas sujas de molho. Cê num tá entendendo., fica podre!
5-
Não coloque roupas finas ou frágeis demais em uma máquina. Não faça essa perversidade com sua roupa.
6-
De preferência, não coloque roupas íntimas na máquina de lavar. Se colocar, separe-as em um saquinho de pano, pra que não fiquem girando freneticamente com as outras peças, fazendo aqueles nós que muitas vezes dão “perda total” nas roupas.
7- Dê preferência a prendedores de madeira.
8-
Prefira o fofo azul. Sim, ele é o melhor!
:)

Agora, se for urgência, larga mão de ser pão duro e manda a roupa pra uma lavandeira!

Compre aqui o seu fofo azul.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s